1. Ementa
Estudo crítico introdutório às bases neurocientíficas do Currículo, tendo como parâmetros as funções cerebrais-mentais de auto-organização das experiências de convivência, de aprendizagem e de juízo crítico.

2. Objetivos
- Objetivo geral: compreender os principais desafios que os mais recentes conhecimentos no campo das Neurociências (im)põem ao Currículo.
- Objetivos específicos: reconhecer as principais questões postas historicamente pelas teorias pedagógicas implicando faculdades do cérebro humano; reconhecer os principais parâmetros culturais paleontologicamente determinantes da evolução do cérebro humano; identificar e analisar as condições cerebrais-mentais mais propícias para a aprendizagem e para o exercício do juízo crítico; explorar contribuições do tema para as dissertações e teses em andamento dos participantes.

3. Metodologia
O Seminário se desenvolverá sob a forma de reflexão permanente a partir dos textos-base para estudo, análise e debate coletivo. Nas últimas semanas do semestre serão realizados seminários específicos em torno dos conteúdos dos projetos de pesquisa em andamento dos mestrandos/doutorandos participantes, relacionados ao tema.

4. Avaliação
A avaliação será contínua, abrangente e de caráter formativo. Os participantes acumularão ao longo do semestre suas reflexões em anotações pessoais, sempre relacionando o seu tema de pesquisa de dissertação ou tese com os conteúdos tratados no Seminário, considerando os textos estudados e as análises feitas em classe. Nas semanas finais do cronograma serão feitas apresentações, em sala, das dissertações/teses dos participantes em andamento, tendo como foco seus conteúdos que se relacionam com o tema do Seminário. Pelo menos uma semana antes, cada participante distribuirá aos colegas o resumo e palavras-chave de suas dissertações/teses.
Ao final do semestre cada participante concluirá a redação de um texto pessoal, incorporando esse resultado de suas reflexões. O prazo para entrega desse texto será dia 18/06.

5. Texto-base
DEHAENE, Stanislas. É assim que aprendemos. Por que o cérebro funciona melhor do que qualquer máquina (ainda…). São Paulo: Contexto, 2022.

6. Textos de apoio
COSENZA, Ramon & GUERRA, Leonor. Neurociência e Educação. Como o cérebro aprende. Porto Alegre, Artmed, 2011.
DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta (1976). Belo Horizonte: Itatiaia, 2001.
HARARI, Yuval Noah. Sapiens (2011). Amadora: Elsinore, 2013.
LENT, Roberto. O Cérebro Aprendiz. Neuroplasticidade e Educação