O curso tem como objetivo discutir temas atuais acerca da identificação e diagnóstico dos transtornos de audição e equilíbrio nos diferentes ciclos de vida. O foco principal está nas evidências científicas e no uso de novas tecnologias.
Programa de Estudos Pós-Graduados em fonoaudiologia
Disciplina: Comunicação Humana: linguagem e subjetividade
Semestre II 2020
Chomsky (2000) aponta que o mundo intelectual é dividido em problemas e mistérios. Os primeiros podem (ou não) sucumbir à teorização, os últimos nunca permitirão isto. (p.11). A comunicação é tema tão insistentemente submetido à teorização que, nu
m efeito contrário, por vezes, se torna um mistério e por isto vira objeto de grande atração. Pior, muitas vezes, é termo é usado irrefletidamente, como se seu sentido fosse natural, óbvio... portanto, vale uma discussão, sem presunção alguma, uma discussão inicial, tão somente para abalar crenças e posições.
A Comunicação Humana é tema fundamental de diferentes campos disciplinares e, assim, sob tão diversos olhares e indagações, tratar desta questão impõe um diálogo interdisciplinar que pode ser, de fato, muito instigante. Aqui, vamos abordar este tema dando realce a duas ordens do humano, a linguagem e a subjetividade. Contudo, antes de discutir tal tema na especificidade destas ordens, vamos tratar de definir, se possível, ou ao menos delinear o que é comunicação no mundo humano, porque ela aí está e quais os laços (humanos) que ela permite.
Vamos dividir a discussão em 3 partes, apenas para criar um certo cenário de reflexão, pois uma fragmentação da questão é impertinente, como vamos poder observar, ao longo do tempo, no vai-e-vem dos conceitos, das dúvidas, dos argumentos entre os textos propostos.
Nossa entrada no tema será feita a partir do texto “ Sobre o estatuto disciplinar do campo da comunicação” de Maria Immacolata Vassallo Lopes.
Esta é apenas uma sugestão de programa, que pode ser alterado a qualquer momento, por iniciativa dos alunos ou, então, da própria professora, dado o andamento das discussões. Além de aulas, subsidiadas pelos textos e sustentadas pela discussão entre todos, poderá haver algumas palestras de especialistas, que estão sendo organizadas.
Parte I
Nesta parte inicial, trataremos de conceitos fundamentais ligados à natureza, função e qualidade da comunicação humana. Para tanto, utilizaremos 4 textos:
1- “O desenvolvimento da comunicação humana” de José Alberto Sinclair Piedade
2- “Contribuições da etologia comparada para uma nova percepção da comunicação humana” de Rafael Araújo e Ricardo Pinheiro Lima
3- “Comunicação animal e linguagem humana” de Émile Benveniste
4- “Comunicação: condição ou impossibilidade humana?” de Gabriel Sausen Feil

Parte II
Na sequência, vamos refletir sobre o estatuto da linguagem no sentido da comunicação. Nesta parte, 3 textos serão utilizados:
1- “ A linguagem humana: do mito à ciência” de José Luiz Fiorin
2- “Observação filisófica sobre a linguagem” de Rener Olegário Lopes
3- “Comunicação e intencionalidade” de Anibal Alves

Parte II
Finalmente, vamos discutir sobre o estatuto da comunicação na construção da subjetividade. Aqui, vamos utilizar os textos:
1- “Elementos para uma análise da articulação entre comunicação, cultura e subjetividade” de Marcio Souza Gonçalves