EMENTA

De acordo com o Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) vigente, o ECS tem como finalidade permitir ao estudante a vivência no mundo do trabalho, para analisar os problemas do contexto real do trabalho, propor soluções e intervir para a transformação da realidade de saúde.O processo pedagógico da supervisão de estágio está sustentado pela metodologia da problematização, pois trata-se de um processo que demanda um movimento dialético. 

OBJETIVOS GERAIS

1-Reforçar o caráter generalista do curso e o perfil do profissional que se quer formar;

2-Marcar um tempo de transição do papel de estudante para o de enfermeiro.

3-Executar as ações com a participação e orientação efetiva do (da) enfermeiro (a) do Serviço de Saúde onde se desenvolve o referido estágio, sem a supervisão contínua da professora;

4.Integrar o conhecimento adquirido pelo estudante nos módulos temáticos e estimular o reconhecimento de habilidades e competências adquiridas em situações reais no mundo do trabalho;

5-Contribuir de forma significativa para solidificação e ampliação de conhecimentos;

6- Constituir-se numa atividade de investigação, explicitação, interpretação e intervenção na realidade;

7- Propiciar ao estudante a aquisição de experiência profissional visando sua inserção no mercado de trabalho;

8- Refletir sobre os aspectos éticos da Profissão em consonância com a Lei do Exercício Profissional e o Código de Ética da Profissão;

10-Reconhecer e estabelecer relações de trabalho com a equipe multiprofissional.

11- Estimular a capacidade de questionar, problematizar, conhecer e movimentar-se dentro dos cenários de práticas e da universidade, ancorado nos princípios e valores humanistas previstos no Código de Ética Profissional.

Objetivos específicos

1.Prestar assistência de enfermagem nos diversos níveis de atenção, atuando em equipe multiprofissional com enfoque interdisciplinar e com ações voltadas ao indivíduo e coletividade;

2. Realizar assistência sistematizada de enfermagem (SAE) nos programas de assistência à saúde na atenção básica,

3. Planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde tendo em conta a diversidade de grupos socais a serem trabalhados;

4. Reunir-se semanalmente com os docentes e equipe envolvida no ECS para avaliação do andamento do estágio