Eixo Temático: O ludoeducador: o brincar, a brincadeira, jogos, brinquedos e artes
Segundo semestre de 2020
1. Ementa
Considerando a importância que a atividade lúdica assume no desenvolvimento e na aprendizagem da criança é fundamental que o educador conheça claramente seu valor, principalmente na educação dos pequenos, através da conceituação, do resgate das brincadeiras e da reflexão sobre as diferentes teorias de modo a difundi-la na escola e fora dela garantindo à criança o direito à infância e o diálogo com a cultura.
2. Justificativa:
O jogo, a brincadeira e a arte são atividades próprias da criança, de modo especial, entre 0 e 6 anos de idade e vários estudos nas diversas áreas do conhecimento apontam para isso. Contudo, a sociedade moderna parece ter se esquecido da importância dessas atividades na primeira infância, uma vez que tem reduzido cada vez mais os espaços e os tempos de brincar, excluindo o lúdico do universo infantil, tentando inserir rapidamente os pequenos no mundo adulto. Nesse sentido, é importante que o educador conheça o assunto para que se sensibilize, reflita, observe e resgate o brincar na sociedade atual e suas relações com a arte, sobretudo, na escola de onde tem sido banido há algum tempo.
3.Objetivos gerais:
_ Sensibilizar os educadores sobre a importância da atividade lúdica para a criança e entendê-la como um direito a ser respeitado
_ Conhecer as inúmeras teorias que envolvem o jogo e suas implicações na educação;
_Resgatar um repertório de jogos tradicionais e atuais que ofereçam aos pequenos a possibilidade de se comunicarem, exercerem seus direitos, a aprenderem, se divertirem, explorarem e descobrirem o mundo; e,
_Organizar espaços lúdicos e selecionar brinquedos adequados.
4.Objetivos específicos:
_Identificar o conceito de jogo, brinquedo e brincadeira;
_Reconhecer o valor do jogo para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças
_Classificar os diferentes tipos de jogos;
_ Relacionar os diferentes tipos de brinquedos com as etapas de desenvolvimento infantil;
_ Selecionar brinquedos e organizar espaços
5 – Conteúdos
Os jogos e sua história
Jogos, brinquedos e brincadeiras: estudando conceitos
O brincar nos documentos oficiais
O brincar nas diferentes teorias
Os espaços de brincar
Crianças e brinquedos uma relação muito importante
Classificação de jogos
Jogos e mídia
6. Metodologia
Cada um dos temas é composto por um texto acompanhado de atividades a serem realizadas a partir das leituras feitas, de buscas na internet e de discussões em grupo.
Aulas desenvolvidas pelas plataformas teams e moodle com uso de materiais elaborados e indicados pelo professor e, também, sugerido pelos alunos.
Observação Em função da pandemia e da continuidade do ensino remoto optamos por elaborar os textos para os alunos de modo a garantir as informações básicas, embora sejam feitas as indicações bibliográficas necessárias para a complementação dos conteúdos.
7. Avaliação
A avaliação será processual portanto, serão avaliados os trabalhos realizados pelos alunos durante o semestre e sua participação durante as aulas.