O objetivo do curso é compreender os fundamentos teóricos, filosóficos, políticos e sociológicos da educação em geral e da educação após a modernidade em particular , com enfase na compreensão das principais concepções pedagógicas que foram produzidas após a modernidade e seu desenvolvimento na atualidade .

O curso será organizado através de seminários sobre a historia da Educação com base no livro Educação e Luta de Classes do Anibal Ponce e será organizado por grupos -    

Aulas expositivas com base no artigo  Kahhale, Peixoto,Gonçalves .A produção do Conhecimento nas revoluções burguesas - A diversidade da Psicologia - São Paulo , cortez editora .2002   

analise das três principais correntes de educação baseada no livro Ignácio, Sonia - Valores em Educação , Cortez 2002.  

Seminário sobre os desafios teóricos atuais na educação .

20 de Março de 2020

EXERCÍCIO 2 Exercício de avaliação:

Para formar o futuro educador em planejar intervenções na realidade macro e micro da escola com vistas à construção e fortalecimento de uma educação para todos, é necessário que o educador compreenda a educação escolar no contexto das transformações da sociedade contemporânea.

Assim, numa sociedade como a nossa qual sua compreensão da função da escola?

 Para responder considere os materiais estudados e trabalhados:

·       DELORS, Jacques (Org.) Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC/UNESCO, 1998. Prefácio.

 ·       LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira de e TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. 1ª Parte Capítulo 1 e 2.

 OBS: A resposta a essa questão deve ser feita nesta folha e ter no máximo duas páginas. Respeite o tamanho da letra ( Arial 10 e as margens: Esq. 3.5; sup. 3.0; dir. e inf. 2,5. Intervalo entre linhas 1.0 e texto justificado.) Entregar até dia 27/03/2020.