Objetivos Gerais

Desenvolver o raciocínio lógico indutivo e dedutivo. Observar e analisar os fenômenos físicos. Aplicar as leis físicas na solução de problemas da engenharia. Desenvolver a consciência e motivação para a educação continuada e da pesquisa acadêmica.

Objetivos Específicos

Equacionar os problemas de mecânica para corpos em equilíbrio e em movimento, aplicando as leis da mecânica newtoniana na sua solução. Verificar e calcular problemas envolvendo conservação da energia.


Conteúdo Programático

Teoria: Movimento Retilíneo Uniforme e Variado. Movimento Circular Uniforme e Variado. Velocidade e aceleração linear e vetorial. Aceleração tangencial e normal. Lançamento oblíquo de projéteis. Princípios da dinâmica. Dinâmica de movimentos retos e curvos, com e sem atrito. Trabalho de uma força constante e variável. Potência. Energia potencial. Energia cinética. Energia mecânica. Teoremas da energia cinética e mecânica. Impulso e quantidade de movimento para partícula e sistemas de partículas. Colisões unidimensionais e bidimensionais.

Laboratório:  Teoria dos erros-valor médio, desvio padrão. Paquímetro. Micrômetro. Mesa de forças. Gráficos em papel milimetrado. Gráficos em papel monologarítmico. Cinemática escalar. 2º lei de Newton. Queda Livre. Pêndulo simples.