FAQ - Perguntas frequentes

Esta página responde a perguntas colocadas com maior frequência pelos usuários do Ambiente Moodle da PUC-SP.

ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS:

1) Quais as configurações mínimas para acessar a plataforma Moodle?

2) Como faço para alterar o e-mail na plataforma Moodle PUC-SP?


ALUNOS:

1) Como acessar o ambiente Moodle?

2) Como descobrir o meu RA?

3) Não lembro minha senha, e agora?

4) Posso alterar minha senha do moodle?

5) Sou aluno de um curso presencial, preciso acessar o ambiente de minha disciplina, mas o sistema pede uma chave de auto inscrição. E agora?

6) Como encontro a(s) disciplina(s) de meu curso na plataforma Moodle?

7) Sou aluno(a) de um curso presencial da Cogeae, como encontro meu curso na plataforma Moodle?

8)  Sou aluno(a) de um curso a distância da Cogeae, como encontro meu curso na plataforma Moodle?

9) Fiz minha inscrição em um curso a distância e ainda não recebi os dados de acesso. O que eu faço?

10) Sou aluno(a) de um curso a distância, possuo RA, mas não consigo efetuar o login na plataforma Moodle. O que eu faço?

11) Sou aluno(a) de um curso a distância, mas, ao acessar a plataforma Moodle, o sistema pede uma chave de inscrição. O que eu faço?

12) Sou aluno(a) de um curso a distância, como faço para entrar em contato com o(a) professor(a)?

13) Recebi meu RA e uma senha para acessar o Portal Acadêmico, mas não consigo acessar a plataforma Moodle. E agora?


FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES:

1) Sou funcionário da PUC, como efetuar o login na plataforma Moodle?

2) Sou professor da PUC-SP, possuo um grupo de pesquisa e gostaria de convidar professores externos para acessar a plataforma. Como devo proceder?

3) Como solicito um ambiente na plataforma Moodle?

4) É possível importar o conteúdo de um ambiente utilizado no semestre ou ano anterior para o semestre vigente?

5) É possível utilizar um ambiente na versão anterior da plataforma Moodle?

6) Como acesso os ambientes das versões anteriores da plataforma Moodle?

7) O que é o código de autoinscrição da minha disciplina na plataforma Moodle?

8) Como posso alterar o código de autoinscrição da minha disciplina na plataforma Moodle?

9) Como posso alterar o nome do ambiente da minha disciplina na plataforma Moodle?


ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS:

1) Quais as configurações mínimas para acessar a plataforma Moodle?

Sugerimos que o computador ou dispositivo móvel tenha as seguintes configurações:

  • Acesso à internet;
  • Versão do navegador:
    • Google Chrome – 56.0 ou superior (navegador recomendado)
    • Mozilla Firefox – 47.0 ou superior
    • Apple Safari – 10 ou superior
    • Microsoft Internet Explorer – 11 ou superior
  • Microsoft Office ou programa compatível
  • Adobe Acrobat Reader 5 ou superior (para visualização dos arquivos PDF)
  • Adobe Flash Player e Media Player instalado.

Importante: Recomendamos a utilização do navegador Chrome para acesso à plataforma Moodle PUC-SP.

2) Como faço para alterar o e-mail na plataforma Moodle PUC-SP?

Se você é aluno da instituição, envie um e-mail com seus dados (nome completo, RA, CPF, e-mail antigo e e-mail novo) para moodle@pucsp.br

Professores e funcionários devem utilizar seus e-mails institucionais, não há alteração nestes casos.


ALUNOS:

1) Como faço meu login na plataforma Moodle?

Para efetuar o login você deverá utilizar o seu RA e os números de seu CPF, da seguinte forma:

Exemplo: para o aluno cujo RA é RA00654321 e o CPF 123.456.789-10

Identificação de usuário: RA00654321
Senha: 456789

OFFICE 365

Caso tenha ativado sua licença OFFICE 365 e, assim, feito a alteração de senha neste endereco, sua senha será também alterada nos demais serviços (Moodle, e-mail, wi-fi, bibliotecas e laboratórios de informática).

2) Não sei qual é o meu RA. Onde encontro esta informação?

Se você é aluno(a) de um curso de graduação, entre em contato com a Secretaria de Administração Escolar (sae@pucsp.br). Com a Cogeae (infocogeae@pucsp.br) para cursos de extensão e lato sensu e, para cursos de pós-graduação stricto sensu, com a Secretaria de Pós-graduação (alunospos@pucsp.br).

3) Não lembro minha senha de acesso à plataforma Moodle, e agora?

Para alunos que não aderiram ao OFFICE 365, o padrão de acesso é:

Exemplo: para o aluno cujo RA é RA00654321 e o CPF 123.456.789-10
Identificação de usuário: RA00654321
Senha: 456789

Caso tenha aderido ao OFFICE 365 e não lembre sua senha, acesse este endereço.

4) Posso alterar minha senha do moodle?

Ao fazer o login nos laboratórios da PUC-SP, você será questionado se deseja mudar a senha de acesso aos computadores e ao Moodle. Ao alterar a senha, você automaticamente mudará o acesso à plataforma.
Esse procedimento só é possível nos laboratórios da PUC-SP.

OFFICE 365

Você  também pode alterar sua senha aderindo ao OFFICE 365. Neste caso, a alteração de senha deve ser feita neste endereco. Sua senha será também alterada nos demais serviços (Moodle, e-mail, wi-fi, bibliotecas e laboratórios de informática).

5) Sou aluno de um curso presencial, preciso acessar o ambiente de minha disciplina, mas o sistema pede uma chave de auto inscrição. E agora?

A chave de autoinscrição é uma senha entregue somente aos alunos matriculados na disciplina. Cada disciplina possui uma chave específica e apenas o(a) professor(a) responsável poderá fornecê-la.

6) Como encontro a(s) disciplina(s) de meu curso na plataforma Moodle?

Se seus professores possuem ambientes na plataforma Moodle PUC-SP e lhe forneceram o “código de autoinscrição” para que você possa acessá-los, siga as instruções abaixo:

  1. Acesse a plataforma Moodle, no endereço: http://moodle.pucsp.br 

  2. Insira seu login e senha

  3. Se o seu curso ou disciplina não aparecer no box “Meus cursos”, clique no link “Todos os cursos”;

  4. Você pode clicar em “Cogeae”, para cursos lato sensu, “Graduação” ou “Pós-graduação”, de acordo com o curso no qual você está matriculado(a).

  5. Ou, utilizar o campo “Buscar cursos”, localizado no alto da página. Para tanto, digite o nome da disciplina ou do professor responsável e clique em “Vai”;

  6. Aparecerá uma página com uma lista de ambientes, clique no título daquele que corresponde à sua busca;

  7. Insira a chave de inscrição fornecida pelo professor.

7) Sou aluno(a) de um curso presencial da Cogeae, como encontro meu curso na plataforma Moodle?

  1. Acesse a plataforma Moodle, no endereço: http://moodle.pucsp.br

  2. Insira seu login e senha

  3. Se o seu curso ou disciplina não aparecer no box “Meus cursos”, clique no link “Todos os cursos”;

  4. Você pode clicar em “Cogeae”, depois na área da qual faz parte o curso em que você está matriculado(a).

  5. Ou, utilizar o campo “Buscar cursos”, localizado no alto da página. Para tanto, digite o nome da disciplina ou do professor responsável e clique em “Vai”;

  6. Aparecerá uma página com uma lista de ambientes, clique no título daquele que corresponde à sua busca;

  7. Insira a chave de inscrição fornecida pelo professor.

8) Sou aluno(a) de um curso a distância da Cogeae, como encontro meu curso na plataforma Moodle?

  1. Acesse a plataforma Moodle, no endereço: http://moodle.pucsp.br

  2. Insira seu login e senha

  3. O nome do curso no qual você está matriculado(a) aparecerá no box “Meus cursos”. Caso não apareça, clique no link “Todos os cursos”;

  4. Você pode clicar em “Cogeae”, depois na área da qual faz parte o curso em que você está matriculado(a).

  5. Ou, utilizar o campo “Buscar cursos”, localizado no alto da página. Para tanto, digite o nome da disciplina ou do professor responsável e clique em “Vai”;

  6. Aparecerá uma página com uma lista de ambientes, clique no título daquele que corresponde à sua busca;

  7. Se aparecer uma tela, solicitando a “chave de inscrição”, entre em contato com a Cogeae  (infocogeae@pucsp.br) para verificar o status de sua matrícula.

9) Fiz minha inscrição em um curso a distância e ainda não recebi os dados de acesso. O que eu faço?

O acesso à plataforma Moodle PUC-SP está condicionado à efetivação de sua matrícula. Entre em contato com a Cogeae (infocogeae@pucsp.br) para verificar o status de sua matrícula.

10) Sou aluno(a) de um curso a distância, possuo RA, mas não consigo efetuar o login na plataforma Moodle. O que eu faço??

O acesso à plataforma Moodle PUC-SP está condicionado à efetivação de sua matrícula. Para efetuar o login na plataforma Moodle PUC-SP você deverá utilizar o seu RA e os números de seu CPF, da seguinte forma:

Exemplo: para o aluno cujo RA é RA00654321 e o CPF 123.456.789-10
Identificação de usuário: RA00654321
Senha: 456789

Caso ainda haja dúvidas, preencha o formulário “Perdeu a senha”.

OFFICE 365

Caso tenha ativado sua licença OFFICE 365 e, assim, feito a alteração de senha neste endereco, sua senha será também alterada nos demais serviços (Moodle, e-mail, wi-fi, bibliotecas e laboratórios de informática).

11) Sou aluno(a) de um curso a distância, mas, ao acessar a plataforma Moodle, o sistema pede uma chave de inscrição. O que eu faço?

Entre em contato com a Cogeae (infocogeae@pucsp.br) para verificar o status de sua matrícula.

12) Sou aluno(a) de um curso a distância, como faço para entrar em contato com o(a) professor(a)?

  1. Na coluna lateral esquerda da página de seu curso, no bloco “Navegação”, clique no link “Participantes”.

  2. Aparecerá uma lista de nomes. Clique no nome de seu (sua) professor(a).

    Observação: Você pode clicar no campo “papel atual” para que o sistema mostre apenas o nome dos professores e seja mais fácil localizá-lo(a) entre os participantes.
  3. Na tela seguinte, ao final do perfil do(a) professor(a), clique no link “Enviar uma mensagem”;

  4. Digite a sua mensagem dentro da caixa de texto e clique no botão “enviar mensagem”.

Se ainda restarem dúvidas, entre em contato com a Cogeae (infocogeae@pucsp.br) e/ou com a Equipe Moodle (moodle@pucsp.br).

13) Recebi meu RA e uma senha para acessar o Portal Acadêmico, mas não consigo acessar a plataforma Moodle. E agora?

A senha de acesso à plataforma Moodle PUC-SP é diferente da utilizada para acesso ao Portal Acadêmico. Para acessar a plataforma Moodle PUC-SP, você deverá utilizar o seu RA e os números de seu CPF, da seguinte forma:

Exemplo: para o aluno cujo RA é RA00654321 e o CPF 123.456.789-10
Identificação de usuário: RA00654321
Senha: 456789

Caso ainda haja dúvidas, preencha o formulário “Perdeu a senha”.

OFFICE 365

Caso tenha ativado sua licença OFFICE 365 e, assim, feito a alteração de senha neste endereco, sua senha será também alterada nos demais serviços (Moodle, e-mail, wi-fi, bibliotecas e laboratórios de informática).


FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES:

1) Sou funcionário da PUC, como efetuar o login na plataforma Moodle?

Para efetuar o login na plataforma Moodle PUC-SP você deverá utilizar os dados de seu e-mail institucional, da seguinte forma:

Exemplo: para o funcionário cujo e-mail é: joaomaria@pucsp.br
Identificação de usuário: joaomaria
Senha: (a mesma utilizada para acesso ao Webmail)  

Importante: Após acessar pela primeira vez, você receberá um e-mail com a confirmação de cadastro. Para efetivar o cadastro, você deverá clicar no link enviado no corpo do e-mail.

OFFICE 365

Caso tenha ativado sua licença OFFICE 365 e, assim, feito a alteração de senha neste endereco, sua senha será alterada também no Moodle. Neste caso, acesse a plataforma com a nova senha.

Caso ainda haja dúvidas, entre em contato com a Equipe Moodle (moodle@pucsp.br).

2) Sou professor da PUC-SP, possuo um grupo de pesquisa e gostaria de convidar professores externos para acessar a plataforma. Como devo proceder?

Por padrão, não há permissão de acesso à plataforma Moodle PUC-SP para visitantes, ou seja, os ambientes estão disponíveis apenas para os funcionários, os professores e os alunos regularmente matriculados na instituição. Aos participantes de grupos de pesquisa pode ser concedido um acesso por prazo determinado. Para tanto, o(a) professor(a) responsável, docente da PUC-SP, deve enviar uma solicitação para moodle@pucsp.br informando o nome do grupo de pesquisa, o departamento a que está vinculado, o nome do ambiente da plataforma Moodle que será acessado, a duração do acesso e os dados dos participantes: nome completo, CPF e e-mail.

3) Como solicito um ambiente na plataforma Moodle?

Para solicitar ambientes para disciplinas/cursos na plataforma Moodle PUC-SP, basta preencher o Formulário de solicitação de ambientes. Dentro do prazo de três dias úteis, você receberá um e-mail com os dados do novo ambiente (título, URL e código de autoinscrição para estudantes). Por esse processo, garantimos a organização da criação de ambientes, por isso, serão atendidas apenas as solicitações realizadas via formulário.

4) É possível importar o conteúdo de um ambiente utilizado no semestre ou ano anterior para o semestre vigente?

Sim, mas apenas o conteúdo contido no ambiente será importado, ou seja, os registros de participação dos usuários (alunos e professores) não serão importados.

Para solicitar a importação dos conteúdos, basta preencher o Formulário de solicitação de ambientes e, no campo URL do curso anterior, informar o endereço do ambiente do qual será importado o conteúdo. Dentro do prazo de três dias úteis, você receberá um e-mail com os dados do novo ambiente (título, URL e código de autoinscrição para estudantes). Por esse processo, garantimos a organização da criação de ambientes, por isso, serão atendidas apenas as solicitações realizadas via formulário.

5) É possível utilizar um ambiente na versão anterior da plataforma Moodle?

Se a matrícula dos alunos estiver ativa, o acesso aos ambientes da versão anterior da plataforma Moodle PUC-SP não será interrompido, porém recomendamos que seja criado um novo ambiente para cada semestre de oferta de uma disciplina ou curso. A versão anterior da plataforma deve servir apenas para consultas e emissão de relatórios, quando necessário.

Para solicitar a importação dos conteúdos presentes em versões anteriores da plataforma Moodle PUC-SP, basta preencher o Formulário de solicitação de ambientes e, no campo URL do curso anterior, informar o endereço do ambientedo qual será importado o conteúdo. Dentro do prazo de três dias úteis, você receberá um e-mail com os dados do novo ambiente (título, URL e código de autoinscrição para estudantes). Por esse processo, garantimos a organização da criação de ambientes, por isso, serão atendidas apenas as solicitações realizadas via formulário.

6) Como acesso os ambientes das versões anteriores da plataforma Moodle?

Basta acrescentar o ano correspondente ao endereço do ambiente:

Plataforma do ano vigente: http://moodle.pucsp.br

Plataforma 2016: http://moodle2016.pucsp.br
Plataforma 2015: http://moodle2015.pucsp.br
Plataforma 2014: http://moodle2014.pucsp.br
Plataforma 2013: http://moodle2013.pucsp.br

7) O que é o código de autoinscrição da minha disciplina na plataforma Moodle?

Geralmente, quando um professor solicita um ambiente, entre os dados de seu curso (localização, endereço, título), ele recebe também um código de autoinscrição. Ele deve ser fornecido aos alunos para que, quando acessarem o ambiente do curso pela primeira vez, sejam convidados a fornecer este código e confirmar sua inscrição, garantindo-se, assim, que apenas usuários autorizados acessem o curso.

8) Como posso alterar o código de autoinscrição da minha disciplina na plataforma Moodle?

Para garantir que apenas usuários autorizados acessem os ambientes dos cursos e disciplinas na plataforma Moodle PUC-SP, cada ambiente possui um código específico. Nos cursos presenciais, este código é fornecido ao aluno pelo professor.
Caso você deseje alterar o código de autoinscrição, siga os passos a seguir:

  1. Acesse o ambiente do curso e, na barra lateral esquerda, na seção “Administração do curso”, clique em “usuários”.

  2. Em seguida, clique em “métodos de inscrição”.

  3. Clique no ícone de edição (engrenagem, ) na frente de “autoinscrição (estudante)”.

  4. No item “chave de inscrição”, selecione a opção “mostrar” e altere o código da forma que desejar.

  5. Quando terminar, clique em “salvar mudanças”.

 

9) Como posso alterar o nome do ambiente da minha disciplina na plataforma Moodle?

Entre em contato com a Equipe Moodle: moodle@pucsp.br

Caso ainda tenha dúvidas entre em contato com a Equipe Moodle pelo e-mail moodle@pucsp.br.

Equipe Moodle PUC-SP

Última atualização: quarta, 22 Mar 2017, 14:14